Submissão de artigos

Com periodicidade anual, a Revista Atrium aceita textos em fluxo contínuo, em português, que abordem assuntos relacionados às ciências humanas. Os trabalhos devem ser enviados para revistaatrium@gmail.com, observando-se as normas para publicação.

Os textos enviados para publicação na seção Artigos devem ser digitados em editor de textos e gravados em Word (em formato .doc, .docx, .odt, e .rtf). Não são aceitos trabalhos em formato .pdf ou outros que não permitam a edição do texto. Os artigos enviados para publicação devem ter de 10 a 20 páginas não numeradas. Devem observar, obrigatoriamente, a estrutura definida no modelo de artigo.

As seções Entrevista, Opinião, Literatrium, Revelando o Vale e Perfil não são abertas à submissão de trabalhos. Os textos, fotos e desenhos publicados nessas seções são produzidos a partir de convites endereçados pelo Conselho Editorial. Autores e fotógrafos interessados em submeter trabalhos para algumas dessas seções devem entrar em contato antecipadamente com a Revista Atrium pelo e-mail revistaatrium@gmail.com.



O TÍTULO DEVE VIR EM NEGRITO, CAIXA ALTA, CENTRALIZADO, FONTE TIMES 14, ENTRELINHAS 1,5: o subtítulo sem caixa alta


Autor1
Autor2
Autor3
(O nome dos autores deve vir somente com as iniciais em maiúsculo, centralizado, fonte Times 12, três linhas abaixo do título, entrelinhas 1,5.)1

1Após o nome dos autores, informar, em nota de rodapé, profissão (cargo e/ou função), instituição em que trabalha e/ou estuda, titulação (se tiver) e e-mail.

1. Corpo do texto

O trabalho deve ser desenvolvido em folha de tamanho A4 (210 x 297mm). O texto do trabalho deve vir com fonte Times 12, entrelinhas 1,5 e alinhamento justificado, quatro linhas abaixo do nome dos autores.
Na primeira linha de cada parágrafo deve haver um recuo de 1,27 cm (ou um toque na tecla TAB). As seções do artigo devem ser separadas com espaçamento de duas linhas, sendo os títulos em negrito, com alinhamento à esquerda, em fonte Times 13 e numerados. As subseções, se houver, também devem ser separadas com espaçamento de duas linhas e devem seguir a numeração das seções (1.1, 1.1.1 etc.), sendo os subtítulos em itálico, com alinhamento à esquerda e fonte Times 12.

2. Citações

Citações de até três linhas devem vir “integradas no corpo do texto e isoladas por aspas”; se a referência ao autor vier entre parênteses, deve ser em caixa alta, seguida do ano e do número da página (AUTOR, 2015, p. 10).

As citações com mais de três linhas devem vir num parágrafo à parte com recuo de 4,00cm em relação à margem esquerda, justificadas, fonte Times 11, entrelinhas simples e devem vir separadas do corpo do texto com espaçamento de duas linhas, exatamente como esta.



3. Epígrafes

No caso de haver epígrafe, esta deve ser alinhada à direita,
em fonte Times 10, itálico, entrelinhas simples e separada
do corpo do texto com espaçamento de duas linhas.


4. Tabelas, gráficos e ilustrações

O arquivo não pode exceder 1 MB. Podem ser inseridos no corpo do texto ou vir em anexo. Devem ter obrigatoriamente numeração e legenda na parte inferior, sendo separados do corpo do texto com espaçamento de duas linhas. Além de inseridos no texto, as ilustrações, as tabelas ou os gráficos devem ser enviados separadamente em arquivos JPEG.



Tabela 1. A legenda vem na parte inferior, fonte Times 10, em negrito e centralizada



Referências

As referências bibliográficas devem acompanhar o padrão da ABNT (NBR6023) e devem ser apresentadas em ordem alfabética. As referências devem conter apenas os textos que foram citados no corpo do trabalho. Textos que foram consultados e que não foram citados devem ficar de fora das referências. Os exemplos de referências mais comuns são informados abaixo.

SOBRENOME, N. Título do livro em negrito: subtítulo sem negrito. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

SOBRENOME, N.; SOBRENOME, N.; SOBRENOME, N. Título do livro em negrito. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

SOBRENOME, N. Título de parte (capítulo) do livro sem negrito. In: SOBRENOME, N. (org.). Título do livro em negrito. Local de publicação: Editora, ano de publicação, pp. 18-25.

SOBRENOME, N. Título da tese em negrito. Ano. 300f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

SOBRENOME, N. Título da matéria ou do site em negrito. Disponível em < http://www........ >. Acesso em 10 fev 2015.